Educacional

Acreditamos no uso da cultura gamer como ferramenta didática. Não somente os jogos eletrônicos, com seus programas, softwares ou sites relacionados. Educadores podem se utilizar de elementos da cultura gamer para a criação de seus planos de aula. Enredos de jogos, personagens, desenhos ou pixel art são facilmente reconhecidos pelos jovens, e também se constituem de conteúdo relevante para apoio ao ensino de diversas disciplinas. 

Propomos a criação de planos de aula tendo o Gamemania como base. Principalmente para professores de Língua Portuguesa. Para tal, basta selecionar um dos contos do livro e utilizar como texto-base para atividades e exercícios de fixação. Também propomos que o professor estimule os alunos a contarem suas próprias histórias, narrando seu envolvimento com videogames. Através dos textos, é possível conhecer melhor a realidade do aluno, o contexto social a que está inserido e sua opinião sobre determinados assuntos. Todos somos agentes de nossas próprias histórias, e cabe a cada um eternizá-las. 

Se você é professor de Ensino Fundamental ou Médio e deseja utilizar os textos de Gamemania como base nas aulas, entre em contato com a autora pelo e-mail giselehenriques@yahoo.com.br e solicite sua cópia em .pdf. Elabore sua atividade, e após a experiência em sala de aula, envie seus relatos, com fotos. Publicaremos em nossos blogs e incluiremos a sua vivência entre os cases de nosso estudo sobre videogames como ferramenta educacional. Ajude você também a escrever a história do Gamemania.